terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cantares

"Beije-me [...] com os beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho.
[...] Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma [...]
Agradáveis são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares.

[...]
Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas.
[...] desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.
Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte em mim era o amor.
Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor.
A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.

[...]
Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumo, perfumada de mirra, de incenso, e de toda a sorte de pós aromáticos?

[...]
Os teus lábios são como um fio de escarlate, e o teu falar é doce: a tua fronte é qual pedaço de romã entre as tuas tranças.
[...] Que belos são os teus amores, irmã minha! oh esposa minha! quanto melhores são os teus amores do que o vinho! e o aroma dos teus bálsamos do que o de todas as especiarias!
Favos de mel manam dos teus lábios, ó minha esposa! mel e leite estão debaixo da tua língua [...]

[...]
As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como colinas de ervas aromáticas; os seus lábios são como lírios que gotejam mirra.
As suas mãos são como anéis de ouro que têm engastadas as turquesas; o seu ventre como alvo marfim, coberto de safiras.
[...]O seu falar é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável.

[...]
Desvia de mim os teus olhos, porque eles me perturbam.
[...] Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol [...]?

[...]
Que formosos são os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe! As voltas de tuas coxas são como jóias, trabalhadas por mãos de artista.
[...] Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias!

[...]
Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme: as suas brasas são brasas de fogo [...]
As muitas águas não poderiam apagar este amor nem os rios afogá-lo [...]"

* Cantares de Salomão

~ Para minha pequena, pois "eu sou da minha amada, e a minha amada é minha."

Nenhum comentário:

Postar um comentário